Vamos falar sobre Sentimentos e emoções?

As emoções, para o bem e para o mal, são inevitáveis.

Somos seres emocionais e os sentimentos são parte de quem somos.

Conhecer essas emoções é o primeiro passo para aprender a lidar com elas da melhor maneira possível.

Sentimentos

Os sentimentos são blocos de informação integrada, síntese de dados de experiências anteriores que a pessoa viveu, de desejos, de projetos e do próprio sistema de valores.

Todos os seres são capazes de sentir e expressar podendo se manifestar de diferentes formas dependendo do contexto.

Emoções

As emoções são impulsos que envolvem reações automáticas e constituem um conjunto inato de adaptação de sistemas para o ambiente pelo indivíduo.

Em geral, as emoções duram menos que os sentimentos e motivam as pessoas a agir. Eles são mais curtos, mas também mais intensos.

Medo

Talvez seja a mais primitiva das emoções.

Quando sentimos medo, nosso corpo reage de forma instintiva e produzimos uma série de respostas fisiológicas. Sentir medo nos ajuda a fugir de uma ameaça, aumenta nossas chances de sobreviver a um perigo. É um sentimento negativo que ao mesmo tempo é bom. Isso porque te leva a entender os seus limites e se conservar saudável.

Raiva

Esse sentimento surge quando a pessoa sente que seus direitos foram violados. Nesses casos, as pessoas respondem a esse tipo de injustiça com irritabilidade. A pessoa sente isso principalmente quando está magoada, de modo que sente-se traída ou enganada.

Tristeza

Esse sentimento aparece em resposta a eventos considerados desagradáveis ​​ou indesejáveis.

As sensações que a tristeza provoca são a solidão, baixa estima, depressão, solidão. As motivações que podem resultar na tristeza vêm de frustrações, pois a pessoa tem suas expectativas quebradas e sente um sentimento negativo.

Alegria

A alegria está relacionada às atividades que temos prazer e que gostamos de sentir. Esse sentimento produz sensações de bem-estar e bom humor. Todo mundo fica mais simpático quando está alegre. Isso se dá pelo fato de a alegria estimular o otimismo. Esse sentimento se origina de situações favoráveis que a pessoa experimenta e pode ser expresso por meio de sorrisos.

Felicidade

Esse sentimento tem um grande impacto na pessoa. É a maneira pela qual a vida é valorizada de maneira positiva como um todo e em seus diferentes aspectos

Ciúme

Esse sentimento tem sua origem na falta de confiança. Ele decorre da sensação de achar que a pessoa que você tanto ama não te ama. Assim sendo, tem muita ligação com a baixa autoestima e o medo de ser abandonado ou estar sozinho.

Empatia

Empatia é ter a habilidade de entender a necessidade do outro. É sentir o que uma pessoa está sentindo, se colocar no lugar dela e ver o mundo pela sua perspectiva. De modo geral, a empatia é a capacidade que uma pessoa tem de vivenciar a dor e a alegria de outra, mesmo que a ligação entre elas não seja algo extraordinário, surreal ou de outra vida.

Surpresa

A surpresa é a reação a algo que aconteceu de modo inesperado, seja isso algo positivo ou negativo. Assim, podemos expressá-la através de impulsos nervosos vindos da adrenalina do sangue e aumenta o ritmo cardíaco.

Esperança

A esperança é acreditar que tudo vai dar certo, que as metas vão ser alcançadas e que as coisas vão melhorar, é o sentimento de que a pessoa acredita que será capaz de enfrentar as dificuldades e vencê-las. Pode atuar como um estímulo e motivar a chegar no que é proposto.

Fontes consultadas para este artigo:

https://danjosua.blogosfera.uol.com.br/2018/07/26/um-guia-para-as-emocoes-medo-raiva-tristeza-e-alegria/

https://www.psicanaliseclinica.com/lista-sentimentos/

https://psico.online/blog/sentimento-17-tipos-de-sentimentos-do-ser-humano/

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo