Vamos estimular o hábito da leitura das crianças?

Como garantir para que a leitura seja uma atividade sempre prazerosa para o seu filho desde cedo?

Um dos desafios de todos os pais quando falamos sobre educação dos filhos, não é mesmo?

Vamos pensar em maneiras que é possível e viável?




Dar o bom exemplo

O primeiro e principal passo é dar o bom exemplo. Tenha livros em casa e, o mais importante: leia com e para a criança. Pais leitores terão mais facilidade para criar o mesmo hábito nos filhos.

Eventos culturais

Vá com as crianças a espaços culturais, como os Sescs, onde sempre há eventos relacionados ao universo literário, como contações ou peças de teatro adaptadas de livros.

Visitando bibliotecas e livrarias

Nas bibliotecas e livrarias, em vez de deixar as crianças sozinhas explorando as prateleiras, ajude a escolher as obras mais adequadas e leia as histórias. Sabe aquele cantinho da livraria? Então, sente com seu filho um pouquinho!

Aproveite a ocasião para ensinar que é preciso cuidar do livro – ou seja, que não vale rasgar, rabiscar ou amassar as páginas.

Acesso aos livros

Em casa, deixe os livros em locais de fácil acesso para o seu filho. Não apenas nas estantes, no banheiro e perto da cama também vale!

Mas não basta apenas deixar os livros à vista das crianças. É preciso “fazer a ponte”, criar o interesse. O pai precisa ser o mediador nessa relação.

Ler só na hora de dormir?

Ler para o seu filho na hora de dormir é ótimo, mas crie também outros momentos de leitura no dia a dia: depois das refeições, na volta da escola etc. Seu filho vai visitar o amigo? Coloque o livro preferido dele na mochila. Incentive uma roda de leitura quando os amigos vierem em casa e quem sabe, a partir daí surge uma brincadeira.

Deixe seu filho contar

Cada criança entende, interpreta, compreende de uma maneira a história, então é legal deixar ele contar do jeito dele o enredo da história. Não esqueça que as crianças gostam de repetição, então tenha paciência e leia quantas vezes for necessário!

Ler sempre

Leia para seu filho desde bebê. Invista em livros de tecido, de plástico, cartonados, com texturas, pop-ups , e pode ser aqueles mais simples, não os muito elaborados para deixar que ele “brinque” com as páginas. Assim, ele já se familiariza com o objeto.

Tablet X Livro

Os aplicativos podem ajudar a estimular o gosto pela leitura tanto quanto livros impressos, por mais que a experiência física seja diferente.

Quando deixar a criança explorar os aplicativos, esteja por perto e conte a história da mesma forma como se faz com o livro impresso.

Procure sempre obras de qualidade e adequadas a idade de seu filho.

E ai? Pronto para essa aventura?

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo