Vamos curtir nossos filhos?

Muitas vezes nos pegamos em meio a uma rotina tão intensa e cheia de compromissos, que deixamos tudo para depois. E muitas vezes o depois vem bem mais tarde.

Nossos filhos sentem esse peso da rotina tanto quanto nós e por isso precisamos estar atentos e procurar relaxar um pouco e curtir de verdade nossa família.




Em muitos momentos, podemos até pensar que nosso filho tem algum problema ou está se comportando de maneira errada e que talvez a culpa seja nossa.


Isso pode acontecer quando nosso filho bate numa criança do parquinho ou da escola, quando tem ataques de descontrole ("birras") por tudo o dia inteiro, quando acorda toda madrugada chorando pra ir pra sua cama, quando não come direito, quando não quer ir no colo da vovó, quando te xinga de boba, feia, chata e cara de cocô etc.


Temos que filtrar todas as informações ao nosso redor, aquelas que vemos nas redes sociais, que aquela atriz ou influencer coloca no seu perfil, porque a vida real é diferente do que se posta nas fotos. E com isso na cabeça olhar para nosso filho e tentar entender o que se passa na cabeça e no coração, nas suas emoções.


O que precisamos ter claro é que todos esses comportamentos são super comuns e podem ser só uma fase, podem estar relacionados à personalidade da criança, podem ter a ver com uma dificuldade específica, mas são esperados na primeira infância. Crianças, em regra, são barulhentas, exploradoras, cheias de energia, gostam de dormir com os pais, têm dificuldade em lidar com frustrações, podem bater, morder, gritar e xingar quando irritadas ou tristes etc.


Experimentar dificuldades e stress é parte do crescimento e desenvolvimento da criança. Não saber como lidar com isso, também.

Muitas vezes, o que pode parecer "problemas", na verdade são apenas coisas naturais e esperadas para fase dos 0 aos 6 anos.


Sabe o que é importante?

Nunca desistir de tentar. Cada dia fazer o seu melhor e investir em conexão, escuta, empatia e respeito mútuo.

Assim que você colherá bons frutos com seu filho.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo