Um pouco sobre a importância da Inteligência Emocional



Muito têm se falado sobre a inteligência emocional.

Saiba que quando praticamos inteligência emocional no relacionamento com as crianças, estamos sendo exemplo para elas. E, ao mesmo tempo, ajudamos desenvolver sua própria inteligência emocional.




Durante o desenvolvimento dos pequenos, é importante saber regular a forma que falamos com eles. Afinal, isso faz parte da criação da criança e pode ter impactos muito negativos no futuro. Então, precisamos tomar muito cuidado com o que dizemos à eles.



Confiança e autoestima

Para termos crianças emocionalmente inteligentes, precisamos trabalhar a confiança e autoestima desde cedo. É necessário que elas acreditem no próprio potencial para desenvolverem bem qualquer tarefa – seja na escola, nos esportes, nas brincadeiras e no ambiente dentro de casa.




Mas como estimular a autoestima das crianças de forma natural, sem que haja cobranças e exageros na busca pela perfeição ?


Talvez muitos pais tenham essa cobrança dentro de si e busquem sempre algo perfeito, o que é altamente sujeito a várias frustrações.

E se nosso apoio não for equilibrado, o resultado de todo o investimento pode ser o inverso do que queremos.



Por exemplo, quando ajudamos nossos filhos a reconhecer e nomear suas emoções, entender de onde elas vêm e como lidar com elas, estamos também ensinando habilidades importantes para que sejam bem sucedidas em inúmeros aspectos de suas vidas. E esse aprendizado tem impactos no longo prazo, não somente na escola, como no trabalho e na vida, como as pesquisas já comprovam.


Ajudar nossos filhos a desenvolver a inteligência emocional traz diversos benefícios:

➢ tiram notas boas e tendem a se relacionar melhor com os outros

➢ são mais bem-sucedidos na vida profissional

➢ tendem a ter relações sociais melhores

➢ diminui a chance de desenvolver problemas psicológicos

➢ são melhores capazes de tolerar frustrações e superá-las


Então, como ajudar seu filho?

➢ Valorize o esforço do seu filho

➢ Corrija os erros com afeto

➢ Dedique um tempo a ele

➢ Dê atenção as emoções do seu filho


Ao invés de dizer as coisas de forma negativa tente dizer o que pensa de outra forma. Saiba que suas palavras importam e os seus filhos são como esponjas que absorvem tudo o que esta acontecendo ao seu redor, tente praticar e fazer pequenas mudanças.


Aos poucos se tornará um hábito e, tanto seu vínculo como sua comunicação ficarão fortes entre vocês!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo