Tudo sobre a Estrela de David

Você já deve ter visto muito por ai a estrela de seis pontas não e mesmo?


Esta estrela de seis pontas (hexagrama), feita de dois triângulos entrelaçados, pode ser encontrada em mezuzot, menorás, bolsas de talit e kipot. As ambulâncias em Israel exibem o desenho da “Estrela Vermelha de David”, e a bandeira do país tem uma Estrela de David plantada bem no centro.


Muitas pessoas usam como pingentes, brincos, em correntes, além de ter enfeites em casa.


Mas olha quanta coisa esta por trás dessa forma geometrica:

1 - De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi. Esta tradição teve origem no fato de o nome hebraico para Davi (pronunciado David) ser escrito originalmente por três letras do alfabeto hebraico - Dalet, Vav e Dalet.


2- E um símbolo de proteção extremamente antigo, que representa a união dos dois opostos, como a ligação do céu e da Terra.

3- Na grande maioria das vezes, serve para simbolizar o poder e também a proteção divina.

4 - Há mais de cinco mil anos esse símbolo, aparece em muitos lugares e culturas: na arte suméria, bizantina, fenícia e também na cultura maia, romana e inclusive em algumas regiões do Tibete, Mongólia, Arábia, Egito e Marrocos.

5 - No século XVII, esta mesma estrela era utilizada em vários túmulos, e em 1890 ela passou a ser um dos mais fortes símbolos do sionismo, que é o movimento político de luta pela identidade judaica.


6 - Infelizmente na época da segunda guerra mundial ficou conhecida como marca para separar os judeus da população alemã e do resto da europa.

7 - Um livro cabalístico interpreta a estrela de David como uma indicação ao governo de D'us, que reina sobre as quatro direções, no céu e na terra, somando-se seis pontos.

8 - Outros, veêm as seis pontas como uma alegoria a Mashiach (Messias), descrito por seis virtudes, entre elas sabedoria e valentia.


9 - Em grego, a palavra David é composta por 2 Deltas (letra em formato de triângulo - que representa a letra "D"). Por este motivo a estrela é composta por 2 triângulos.

10- Esta estrela possui 12 lados, que demonstra a disposição das 12 tribos de Israel durante sua jornada de 40 anos no deserto, após sua saída do Egito em direção à Terra de Israel.



Matéria publicada na edição 02 da Revista O Círculo

SAIBA MAIS: www.revistaocirculo.com

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo