TANGRAM


O Tangram é um quebra-cabeça chinês composto de sete peças: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo.


Acredita-se que o Tangram tenha surgido entre 960–1.279 d. C, tendo se espalhado para outras regiões do planeta a partir do século XIX. Cada peça do Tangram é chamada de “tans” e, a partir delas, é possível formar centenas de figuras, como pessoas, animais, objetos etc. O desafio é formar as figuras usando todas as peças do quebra-cabeça, sem sobrepor umas às outras.


O Tangram é bastante conhecido por seus benefícios, sendo um deles o estímulo à criatividade. Como o quebra-cabeça permite montar centenas de figuras, muitas de diferentes formas, ele pode ser um ótimo aliado para desenvolver a imaginação e a criatividade. Além disso, ele requer uma boa dose de planejamento, já que para a montagem de cada figura é preciso definir estratégias a fim de se obter o resultado esperado.


Dessa forma, o Tangram também favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, colabora para o desenvolvimento da noção espacial, além, é claro, de contribuir para o reconhecimento das formas geométricas.


VEJA MAIS EXEMPLOS ACESSANDO O LINK:

https://www.imageneseducativas.com/tangram-figuras-para-imprimir-plantillas-incluidas/


Matéria publicada na edição 05 da Revista O Círculo

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo