SEU FILHO TEM UMA ROTINA DE ESTUDOS?

Texto de Simone Fornaciari, Educadora e Personal Organizer, Especialista em Organização pessoal e Rotina de Estudos


Ter uma rotina faz parte da vida de todas as pessoas. Acordar, tomar café da manhã, fazer a higiene pessoal e aí começam as tarefas específicas de cada um.

No caso das crianças, a rotina inclui ir à escola, brincar, fazer as tarefas escolares, etc e é nesse momento que entra uma questão importante: criar uma rotina de estudos é fundamental para nossos pequenos, e quanto mais cedo esse planejamento começar, melhor.

Para entender melhor como fazer isso, é importante saber o que é uma rotina de estudos. O ideal é que a rotina de estudos inclua sempre a lição de casa, bem como a revisão e, consequentemente, o estudo do conteúdo dado em sala de aula. E sim, essas atividades são diferentes!

Ao fazer lição de casa, a criança está complementando a aula, fazendo atividades para que o professor avalie se ela aprendeu o que foi desenvolvido em sala de aula. Durante o processo de correção dessas atividades, o professor já faz os ajustes de compreensão e aprendizagem junto às crianças.

Já o estudo em si compreende um aprofundamento do que foi dado em sala de aula. É onde o aprendizado vai se fortalecer e se concretizar.

Sabendo esses princípios básicos, como fazer para criar essa rotina de estudos? Em primeiro lugar, estabeleça um horário para a lição de casa, bem como para o estudo extra e o principal, ensine a criança a estudar. Essa é uma questão fundamental, porque as crianças não aprendem a estudar sozinhas, e não é função apenas dos professores. É preciso ensinar e mostrar como faz para estudar.

Para isso, podemos começar com atividades simples, com vídeos no Youtube sobre o que eles estão estudando, atividades extras que encontramos em sites de busca, e até mesmo em redes sociais como o Pinterest.

Quando meu filho estava em processo de alfabetização, eu pegava atividades de pontilhado de letras para que ele treinasse o sistema motor no escrever das letras e palavras. Com o decorrer dos anos, as buscas foram sendo mais apuradas, de acordo com as necessidades que ele tinha na escola, até o ponto que ele mesmo começou a fazer a pesquisar sozinho.

Então, minha sugestão é essa. Criem essa rotina com as crianças desde pequenas. Não esperem chegar ao fim da educação infantil ou alguma idade específica. Estabelecer uma rotina é criar um hábito que, depois de adquirido, levamos para a vida e, quanto mais cedo adquirir, melhor.


*Matéria publicada na Edição número 13 da Revista O Círculo


121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo