Será que os quadrinhos ajudam as crianças?

Já sabemos como é cada vez mais difícil criar o gosto pela leitura nos jovens nos dias de hoje. As editoras, contudo, encontraram um formato mais prazeroso e interessante que um livro sem figuras: histórias em quadrinhos educativas. Esse tipo de formato que têm recebido novas adaptações de grandes clássicos com frequência e ganhando espaço tanto na escola como no mercado editorial.



Por que quadrinhos?

A finalidade principal desse formato é entreter trazendo novos conhecimentos e informações. Os quadrinhos estão muito próximos à realidade da criança, e isso ajuda a despertar o prazer da criança pela leitura.

A maioria das crianças gostam de ler gibis principalmente pela sua ilustração estimulante e pelo texto da história ser mais curto, o que facilita a leitura e compreensão do texto.

Para todas idades?

Apesar da fácil leitura, os quadrinhos podem conter mensagens que os pequenos não vão entender, então é preciso verificar se o texto esta adequado para a idade da criança.

Quadrinhos X livros?

Muitas histórias clássicas são adaptadas ao estilo de quadrinhos, mas isso não quer dizer que se deva substituir pelos originais. O objetivo nesse caso é despertar o interesse do leitor pela obra completa.

O uso de quadrinhos como ferramenta e material de leitura é uma das estratégias que pais e professores podem usar para estimular o estudo mais agradável e o desenvolvimento do habito de ler.

Quadrinhos o Brasil

E por mais difícil que o apoio à leitura seja aqui no Brasil, há um crescimento no mercado de quadrinhos onde as publicações estão sendo cada vez mais reconhecidas e premiadas.

Podemos ver que não há desculpas para não ler! Tem material em diversos formatos para todos os gostos!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo