Precisamos falar sobre as abelhas


A POPULAÇÃO DAS ABELHAS SEM FERRÃO ESTÁ DIMINUINDO. E A CULPA É NOSSA.

Que elas produzem mel, cera e própolis você já sabe. Mas a importância das nossas amigas abelhas vai muito além. Por serem polinizadoras, elas ajudam a manter a vida na Terra.


Sim, a sua vida, inclusive.


Elas se alimentam do néctar e do pólen coletados nas flores e, ao carregar o pólen, ajudam as plantas a gerar frutos e sementes. O resultado do trabalho delas é pelo menos 1/3 de tudo o que você consome na sua alimentação diária. Muito mais do que a colherzinha de mel que você coloca no chá de vez em quando, não é?


Se ainda não está chocado, vamos mexer no bolso: no mundo todo, a polinização movimenta até 577 bilhões de dólares por ano.


Se a abelha rainha fosse capitalista, estaria mais rica do que muitas outras rainhas por aí.


O QUE SÃO ABELHAS SEM FERRÃO?

Pasmem: nem toda abelha tem ferrão.


E, não, não é porque alguém tirou o ferrão delas. Nem porque foram geneticamente modificadas. Elas pertencem a algumas espécies da tribo Meliponini que, durante o processo evolutivo, tiveram o ferrão atrofiado e desenvolveram outras formas de se defender. Bem evoluídas, não é mesmo?

COMO ASSIM ELAS ESTÃO EM EXTINÇÃO?

Um triste fato: a população das abelhas sem ferrão está diminuindo.


Culpa de quem? Acertou: nossa. A monocultura é a raiz da causa. Por causa dela, regiões são desmatadas e as abelhas perdem sua casa e comida. Não só as colmeias das árvores são perdidas, mas também os ninhos que algumas constroem no solo. Elas ficam literalmente sem teto e sem chão.


A monocultura restringe a oferta de alimentos a uma só opção, gerando deficiências nutricionais graves na alimentação das abelhas.


É o que dizem: abelha sem comida, colmeia perdida.


E, por último, os agrotóxicos. Eles não só matam as pragas como também nossas abelhas. Elas ficam desorientadas e perdem o rumo da colmeia, além de desenvolverem deformidades no corpo, como tamanho diferente das asas e atrofia de órgãos. Pobres abelhinhas.


TODAS AS ABELHAS PRODUZEM MEL?

As abelhas sem ferrão, além de não picarem, fabricam mel. Como não amar? Mas existem, sim, algumas espécies que não produzem: são as abelhas solitárias.


Mas não tenha pena, elas não se sentem sozinhas - são apenas rebeldes, como esses jovens que decidem fugir de casa. Como não vivem em colônia, não estocam grande quantidade de alimento – como qualquer bom solteiro, que tem sempre a geladeira vazia.


O alimento que geram é apenas o suficiente para suas crias.



PEQUENAS MUDANÇAS NO SEU DIA FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA

--- AÇÕES DO TAMANHO DE UMA ABELHA PODEM AJUDAR MUITO---

UMA ÁRVORE PARA CHAMAR DE MINHA


Ao plantar árvores e flores, você dá um lar para nossas amigas. Além disso, oferece recursos para que elas coletem néctar e pólen. Com espécies que floresçam em diferentes épocas, mesmo no frio, as abelhas terão fontes de alimentos durante todo o ano.


O PODER DA CRIAÇÃO


Crie abelhas sem ferrão: torne-se um meliponicultor ou meliponicultora! Sabia que muitas pessoas criam abelhas sem ferrão em casa? Assim, elas passam de uma espécie em extinção para uma de estimação! Ficou interessado, saiba mais em: www.meliponicultura.org


DISPONIBILIZE NINHOS DE ABELHAS SOLITÁRIAS


Construa um para nossas abelhas! Elas buscam pequenos buraquinhos: basta pegar retalhos de madeira e fazer furos de diversos diâmetros para que as abelhas possam ocupar. Ou, se você tiver um quintal, também pode deixar tocos de madeira para que as abelhas mamangavas escavem seus ninhos neles.



PREFIRA PRODUTOS LOCAIS


Eles causam menos impacto ambiental. É uma escolha que deixa um impacto. Reduzindo o consumo, ajuda a vida das abelhas, mas a sua também: compre conscientemente, sem desperdício.



CONSUMA PRODUTOS DAS ABELHAS, PRINCIPALMENTE AS SEM FERRÃO


Ao plantar árvores e flores, você dá um lar para nossas amigas.

Além disso, oferece recursos para que elas coletem néctar e pólen. Com espécies que floresçam em diferentes épocas do ano, mesmo no frio, as abelhas terão fontes de alimentos durante todo o ano.



EVITE ALIMENTOS DE MONOCULTURAS E COM AGROTÓXICOS


Faça um favor a si mesmo e a elas, diversidade de alimentação é boa para você e para elas.



_________

Está matéria saiu na Edição 01 da Revista O Círculo.

Para conhecer mais sobre nossa revista acesse www.revistaocirculo.com

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo