Por que a educação é importante?

Educação é um direito previsto na Constituição!

E não por acaso. Esse direito é essencial pois dá à criança o instrumental necessário para viver com autonomia quando ela se tornar um adulto.



Educação na sociedade

Na sociedade contemporânea que vivemos hoje e neste novo momento de globalização, passamos por um momento de profundas e rápidas transformações econômicas, sociais, culturais e tecnológicas.

A educação é imprescindível para a organização e principalmente inclusão social. Teoricamente, é através da educação que o indivíduo se tornará alguém mais tolerante e consciente acerca de seus próprios atos em relação aos outros.

A sociedade e cultura brasileira são imensamente diversificadas e complexas. Somos um povo composto por inúmeras diferenças físicas, econômicas e sociais e é por essas diferenças que a educação é tão importante, pois é através dela que encontraremos o equilíbrio para a inclusão de todos em todos os âmbitos e principalmente nas relações sociais.

Educação ajuda na proteção ao meio ambiente

Quando os indivíduos se tornam mais conscientes sobre os impactos que nossas atividades afetam a natureza, ele ajuda a preservar o meio ambiente, a educação ensina as pessoas a decidirem de maneira sustentável e satisfazem os deveres presentes sem afetar as próximas gerações.

Educação ajuda a amenizar a violência

Além da pobreza, a desigualdade social é uma das causas que estão relacionados à violência. A Educação pode diminuir essa desigualdade, ajudar a superar a intolerância e levar a sociedade se tornar menos violenta. Isso porque a educação é fundamental para lidar com a ignorância e a lutar contra estereótipos.

Educação ajuda a conhecer os direitos

A educação permite que as pessoas tenham conhecimento de que elas têm direitos garantidos por lei e que podem exigir isso, que deve ser tratado com respeito.

Educação ajuda a compreender o mundo

A importância de compreender o mundo é para qualquer ser humano. A educação torna as pessoas mais críticas e conscientes trazendo ótimos resultados, colabora no crescimento econômico do país e promove a igualdade social. É uma prioridade, é muito mais que um modo de abrir portas para trabalho.

Por meio da Educação, o jovem se desenvolve social, econômica e culturalmente e, no limite, consegue saber que tem direitos garantidos por lei, como a liberdade, por exemplo, podendo assim exigi-los.

Fontes consultadas neste artigo:

https://jus.com.br/artigos/69263/a-importancia-da-educacao-na-construcao-de-uma-sociedade-mais-justa

https://www.estudiosite.com.br/site/educacao-a-distancia/como-a-educacao-pode-mudar-o-mundo

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo