LIVRO IMPRESSO OU DIGITAL?



Hoje quase tudo na nossa vida é digital, não é mesmo?

Eletrodomésticos, carros, televisão, celular etc etc.

As crianças que nasceram nessa geração são altamente tecnológicas.

E em relação à leitura, qual seria a melhor opção para as crianças e adolescentes, livro impresso ou digital?


Nos últimos anos, tem-se percebido que o consumo de livros e o interesse pela leitura, estão aumentado se comparado a alguns anos anteriores. Esse aumento foi visto principalmente entre crianças e adolescentes.

Então, se partirmos da ideia de que leitura é leitura independentemente do modo que é praticada, o importante seria a leitura em si, não é mesmo?

A pergunta que fica, e você pode ajudar a responder é: qual é a maneira mais atrativa de se ler?

A gente sabe que tem crianças que não largam os tablets e smartphones para nada e preferem fazer tudo por lá, inclusive a leitura de livros. Quando oferecemos livros em papel para essas crianças, geralmente estranham e ficam desconfortáveis, e pode ate espantar a vontade de ler.

Mas, se apresentado da forma correta, o livro impresso pode ser tão inovador e incrível para as crianças, como os computadores foram para os mais velhos.

Ambos tem suas vantagens e desvantagens e estão ai à nossa disposição para escolher o que melhor se adapta à nós.

Os livros impressos podem trazer o desconforto do peso por terem muitas páginas e as crianças podem descuidar e estragar as folhas. Em compensação para os leitores mais experientes, o prazer está em abrir um livro e ouvir o som das páginas virando. Tá certo que os livros impressos podem ser um pouco mais caros, mas ler um livro é uma atividade que mexe com todos os sentidos, recupera memórias afetivas e nos leva para outro lugar. Por isso, para algumas pessoas a leitura é mais que uma atividade, é um ritual.

Os e-readers, tablets ou smartphones também tem suas vantagens, pesam pouquíssimo, são fáceis de levar para todos os lugares, são fáceis de manusear e tem um custo menor que os impressos, além de não perderem a qualidade com o tempo. E claro, os livros digitais se tornam mais atrativos para as crianças pelo fato de serem interativos e fáceis de ler.

Digamos que pode ser um passo para conquistar novos amantes dos livros.

Podemos entender então que a diferença entre os dois tipos de livros é a capacidade de atrair a atenção das crianças, pois o conteúdo na verdade é o mesmo.


Concorda?

O que você prefere: livro impresso ou digital?

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo