Lição de casa ao redor do mundo



Agora que as aulas começaram você deve estar levando para casa algumas lições e trabalhos para fazer, não é mesmo?


Lição de casa é algo natural, faz parte do processo de ensino-aprendizagem e possui uma função pedagógica importante.


Você pode adorar ou odiar e até pensar que está fazendo a lição de casa mais difícil do mundo ou a mais fácil...


Mas quer saber como surgiu esse costume? Como fazem lição de casa o redor do mundo?


1. Ao que tudo indica quem começou com esse costume foi o educador italiano Roberto Nevillis, que em 1095 começou a exigir que os alunos estudassem também fora da escola, mas não há provas.


2. Outros acreditam que a lição de casa surgiu nos anos 1800 nos Estados Unidos, como parte integrante de um método de ensino para estudantes da zona rural, já que muitos não podiam frequentar a escola todos os dias.


3. Em 1900 nos Estados Unidos, Edwark Bok falou que as tarefas de casa estavam roubando o tempo que as crianças tinham para brincar, o que poderia prejudicar sua saúde física e mental.


4. Em 1957 quando os norte-americanos se sentiram ameaçados pela inteligência russa, que tinha acabado de lançar o programa Sputnik, os deveres de casa voltaram a ser permitidos e incentivados.


5. Em Shangai na China os estudantes gastam aproximadamente 13.8 horas fazendo lição de casa por semana. Isso dá mais ou menos 4 horas e meia por dia!!!


6. Estudantes de todo o mundo viram uma diminuição nas lições de casa nos últimos anos. Sim, uma diminuição e sabe por quê? Muitas distrações! A Rússia, por exemplo, teve uma perda média de quatro horas de lição de casa por semana. Alguns podem chamar isso de ganho!


7. Você já se perguntou qual é a lição de casa mais difícil? Pois alguns pesquisadores fizeram essa mesma pergunta a um grupo de estudantes. A resposta? De acordo com a maioria dos estudantes, não era sobre QUAL lição tinham, mas sim sobre COMO eles a faziam. Será que eles deixaram para o último minuto? Não escutaram quando o professor deu instruções na sala de aula? Esse era a maior dificuldade em fazer as lições de casa.


8. Sorte dos alunos da Finlândia que têm a menor quantidade de lições de casa por semana, apenas 2,8 horas. Isso é menos de uma hora por noite.


9. Levando em conta a realidade da educação no Brasil, você, leitor, acredita que o dever de casa deve ser mantido ou suspenso?



Para os pais: Como era a sua relação com o dever de casa quando você era estudante? Conte para gente!


____

Matéria publicada na Edição 01 da Revista O Círculo

Quer conhecer mais sobre nossa revista, acesse: www.revistaocirculo.com

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo