Lendo para bebês

Ler para uma criança desde cedo é importante para criar o hábito da escuta, da imaginação, da leitura.

Isso significa iniciar o processo desde cedo, desde bebês.

Você pode até se perguntar se eles vão entender ou como deve ser apresentado o livro. Mas fique tranquila e comece mostrando o livro e falando no ritmo do bebê, até quando ele estiver ali naquele momento.



Leia para seu bebê

Com certeza é um desafio pensar na literatura para os bebês.

Mas contar histórias, lê-las e ter livros por perto vão ajudar os bebês a construir sua personalidade.


Sabia que a leitura nos bebês estimula muitos de seus sentidos?

Quando lemos para os bebês os ajudamos a conhecer o mundo através de sua imaginação fazendo ele relacionar e fazer associações com o que já foi vivido e que ele já conhece.

Dessa forma ele amplia seu repertório simbólico e sua capacidade de interagir com o meio em que se encontra.


Desenvolvimento do Bebê

A leitura para os bebês ainda auxilia o seu desenvolvimento intelectual e emocional, assim vão se construindo pequenos leitores. E como são bebês, vão usar todos seus sentidos: pegando, cheirando, levando a boca, às vezes mordendo, folheado e até puxando o livro para lá e para cá.

Relação com o adulto

Outro fator importante é seu relacionamento com o adulto, seja ele quem for: pai, mãe, avó ou professor, a leitura reforça o vínculo adulto e bebê, pois são nesses momentos de leitura de história, os bebês vão aprendendo aos poucos: observando, participando, manuseando e interagindo.

Traz calma e aconchego, criam vínculos conectando-se e aproximando-se dos adultos e outros bebês.


Palavras novas

Ler para o bebê ajuda a ampliar seu vocabulário e na compreensão auditiva além de criar familiaridade com as palavras, isso porque vai se aprofundando no universo das palavras novas e da linguagem, além de interagirem com as ilustrações atrativas que todo livro infantil tem!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo