Falando um pouco sobre Tecnologia

Será que as novas tecnologias podem aproximar em vez de afastar as pessoas?

Como lidamos com a tecnologia em nosso dia a dia e na educação de nossos filhos?

A tecnologia pode ser uma grande aliada e se bem utilizada pode aproximar as pessoas e ainda torná-las mais humanas e amorosas. Porém, mal utilizadas podem afastar quem mais gostamos.


Fique longe do celular!

Quando um pai fica no celular durante o jantar, ou uma mãe quer ver os posts no instagram enquanto os filhos querem apenas conversar sobre qualquer coisa, fica difícil estabelecer vínculos pois não há espaço para conexão entre eles.

De quem será a culpa? Dos recursos tecnológicos ou dos pais que usam eles o tempo todo? Qual é, ou qual deveria ser a prioridade?

Reflita

Um ponto que acho muito importante refletirmos é que os filhos são sensíveis e sentem o amor não apenas pelas nossas palavras e sim pelos nossos gestos. Então não adianta a gente falar que trabalha muito porque pensa no futuro e quer dar o melhor para família. Eles não sentem isso como amor, eles entendem isso como distância e descaso.

O que seus filhos querem é saber de você e participar, trocar ideias e compartilhar experiências deles também.

Concorda?

Conectados

Existem muitas possibilidades no mundo tecnológico e diversas formas de conexão.

Não acredito que a tecnologia seja a única culpada em afastar as pessoas.

Muitas vezes somos nós mesmo que nos escondemos atrás da tecnologia, seja o celular ou computador ou games.

Pode até ser uma maneira de não se envolver emocionalmente com a família ou com os filhos, nem sempre de forma consciente

A tecnologia e as emoções

As tecnologias estão provocando mudanças cada vez mais rápidas em nossa vida e uma boa solução seria investir nas competências sócio emocionais e relações humanas, pois assim podemos humanizar o mundo tecnológico que vivemos.

Com o desenvolvimento das competências sócio emocionais as pessoas são capazes de combater o desgaste do estresse e equilibrar suas emoções num mundo complexo e repleto de informações.

Adquirir essa capacidade de usar suas emoções de maneira adequada vai dar segurança para cada um se adaptar melhor a um futuro incerto.

Essa questão é ainda mais importante em relação às crianças, pois desenvolver suas emoções possibilita a interação com diferentes pessoas e resolução dos problemas que surgirem de forma mais criativa.

Então fica a pergunta para refletir: como anda sua conexão tecnológica e familiar?

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo