Falando sobre arte na educação

Podemos falar muitas coisas sobre o papel das artes na educação, e talvez você até já tenha refletido sobre esse assunto na sua escola ou dentro da sua família.

Você já parou para pensar no papel da arte na educação e a importância dele para o desenvolvimento dos pequenos?


Desenvolvimento Infantil

Atualmente, a arte é pouco praticada dentro da maioria das escolas brasileiras, sendo muitas vezes considerada um privilégio para os que têm acesso.

Esse cenário pode até mudar, se investirmos mais nos educadores.

No decorrer do desenvolvimento infantil são oferecidos diversos estímulos sempre pensando no melhor para criança. Um deles é a arte.

Mesmo que no universo infantil, a educação artística convencional, como a pintura, seja vista como uma diversão para a criança, a inserção da arte no ensino das crianças desde cedo tem diversos benefícios para o desenvolvimento cognitivo, motor e até mesmo na personalidade deles. O que é Arte? O que nos vem primeiro à cabeça quando o assunto é “arte”? Para muitos, pode significar um ato de lazer ou distração, para outros, o mundo artístico é mais do que um hobby, mas um instrumento de trabalho e desenvolvimento social. Para uns arte significa tinta ou pintura em quadros.

Hoje sabemos que arte é muito mais que um simples material. Arte é uma forma de expressão, expressão de pensamentos e sentimentos mais íntimos e internos.

Na arte podemos ver um pouco de cada indivíduo, sua personalidade, um pouco do que esta vivendo: suas angústias, seus medos, suas alegrias e desejos.

Arte na escola e em casa Será que a arte deve ser incentivada somente nas escolas?

Sim, com certeza é uma ferramenta importante para professores e educadores perceberem seus alunos e quem sabe ajudarem no seu desenvolvimento pedagógico.

Será o papel dos pais durante este processo também é muito significativo no desenvolvimento da criança?

A resposta é que arte acontece a todo momento o tempo todo. Na escola e em casa. E sim os pais tem papel importante para estimular essa expressão de seus filhos. Não menospreze os trabalhos de seus filhos, cuide com carinho, converse sobre sua arte.

Tipos de arte

Arte não é só pintar e desenhar.

Arte é recortar e colar, é usar a criatividade para inventar uma história ou uma música, é dançar e cantar.

Hoje sabemos das diversas possibilidades que arte proporciona ao indivíduo, seja criança ou adulto. Todos podem se beneficiar com a arte.


Dicas

Uma ótima opção é adicionar atividades de lazer culturais, como visitas ao museu, à biblioteca, criar um cantinho em casa para o pequeno desenhar, pintar, fazer qualquer coisa que solte a criatividade. Além de ser um refúgio para os problemas, também é uma forma de diversão.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo