Falando sobre a Quarentena

Atualizado: 11 de ago. de 2020

Certamente estamos vivendo uma situação muito atípica, diferente de tudo que já vivemos e conhecemos.

Somos bombardeados diariamente com informações, que muitas vezes são falsas, tendenciosas e nos deixam com medo.

Vamos entender melhor o que é pandemia, epidemia, quarentena, isolamento?

Assim veremos o que podemos fazer para amenizar essa situação.



O que é pandemia?

Uma pandemia acontece quando uma epidemia se estende a níveis mundiais, ou seja, se espalha por diversas regiões do planeta.

Surto, endemia e epidemia

Surto é quando acontece um aumento inesperado do número de casos de determinada doença em uma região específica.

A endemia é uma doença que se manifesta com frequência e somente em determinada região, de causa local.

Epidemia acontece quando existe a ocorrência de surtos em várias regiões.

O que é a quarentena?

O nome quarentena provém do fato de que, tempos atrás, quando autoridades portuárias suspeitavam que os passageiros ou tripulantes de um navio eram portadores de uma infecção, impediam que esse navio atracasse, durante 40 dias.

Em questões de saúde pública, o termo quarentena é utilizado para definir o isolamento de certas pessoas, lugares e animais que podem acarretar perigo de infecção.

Quanto tempo dura a quarentena?

O período de quarentena é relativo e depende do tempo necessário para proteção contra a propagação de uma determinada doença. O que pode variar de acordo com o período de incubação de uma doença.

Por que fazer isolamento?

O isolamento é uma medida adotada para segregar pessoas sintomáticas ou assintomáticas que estejam sob investigação clínica e laboratorial, de modo a evitar a propagação e transmissão da infecção.

O isolamento não é obrigatório porém uma recomendação que visa a proteção individual e coletiva.

O que fazer na quarentena?

O “tempo livre” da quarentena pode aflorar mais suas ideias e dar espaço a sua criatividade. Geralmente diante de situações novas, desafios, buscamos soluções criativas. Então pode ser um momento bom para deixar fluir e aproveitar o que surge, seja no trabalho, seja dentro de casa ou com os relacionamentos familiares.

Como amenizar os sentimentos na quarentena?

Certamente um dos desafios de todos na quarentena é lidar com os sentimentos. Famílias tiveram que mudar sua rotina por conta de estarem com os filhos em casa e as aulas escolares estarem sendo realizadas on-line. Além disso a sobrecarga de trabalhar home-office e fazer as diversas tarefas domésticas causa reações diferentes, algumas vezes positivas, quando a família se une e divide as responsabilidades e algumas vezes negativas, quando o estresse acaba invadindo e o clima fica agressivo gerando insegurança.

Será que dá para viver normalmente na quarentena?

Aparentemente sim. Seguindo os cuidados e recomendações sugeridos pela OMS, OPAS e Ministério da Saúde, com responsabilidade, podemos viver normalmente.

O que fazer então na quarentena?

Claro que existem muitas atividades que podemos fazer na quarentena. Além de assistir filmes e curtir mais tempo com a família, pode-se fazer cursos on-line (gratuitos ou não) e aulas fitness on-line. Cuidar da saúde física e mental é também muito importante nesse período!


Cuidar de sua saúde pode também ajudar todos ao seu redor!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo