Educação à distância na Quarentena

Num momento em que tudo parou, as escolas e universidades também se viram na obrigação de parar em benefício de um bem maior e comum. As instituições se reinventaram e buscaram novas ferramentas de ensino, como por exemplo a Educação à distância.


O que é a Educação à distância

A educação a distância conhecida pela sigla EAD é uma modalidade de ensino que oferece um processo de aprendizagem completo, dinâmico e eficiente por meio de recursos tecnológicos.

Como funciona a Educação à distância na quarentena?

Funciona a partir de uma integração e interação virtual do aluno com o professor, que mesmo estando separados conseguem se relacionar de maneira eficiente.

Muitas instituições se adaptaram e mesmo com dificuldades no início, agora estão conseguindo estabelecer vínculos e rotinas com os alunos de maneira criativa.

Como as crianças e adolescentes têm dificuldades em manter atenção por muito em atividades on-line, são os professores que devem perceber a quantidade de conteúdo e a forma de passá-lo. E aqui vale toda criatividade, seja usando animações, gráficos, games entre outros.

Educação à distância no futuro

Especialistas em educação de todo o país defendem que, dependendo dos resultados da quarentena, muitas escolas poderão passar a adotar mais ferramentas on-line, usando-se equipamentos de filmagem, edição, ou conteúdos elaborados em conjunto com os alunos.

Vantagens

Uma das grandes vantagens desta forma de ensino é a que ele pode ser feito de qualquer lugar – hoje em dia, essencialmente em casa, conforme indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como é para as famílias a Educação a distância

Não podemos negar que mesmo com a tecnologia sendo uma grande aliada, quanto menor a criança, mais tempo ela precisa estar na escola.

Sabemos que a escola é o espaço de troca, aprendizagem e onde acontecem os primeiros relacionamentos e o contato com o mundo além de sua própria família.

Não podemos substituir o que acontece na escola on-line pelo que acontece na escola presencial, isso é fato.

Como é para as crianças a Educação à distância

Muitas crianças já tem conhecimento e navegam pela internet em celulares e computadores.

Mas agora seu uso não é mais por prazer e lazer, para brincar com algum amigo ou pesquisar um assunto que gosta. Agora tem a obrigação escolar e algumas crianças sentiram o impacto de ficarem muito mais tempo nas telas do computador: algumas ficaram mais cansadas e outras preferiram esse jeito.

Ainda é cedo para afirmar, mas será que a educação à distância, assim como o home office é uma tendência que pode ficar?


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo