Dê a seu filho oportunidade de praticar a escrita


Uma boa escrita exige prática e não há tempo suficiente no dia escolar para o que as crianças precisam. Por isso, os especialistas recomendam que os alunos passem pelo menos 15 minutos por dia escrevendo em casa.

Escrever é vital para o sucesso na escola.

Aprender a escrever bem também aumentará a confiança do seu filho e permitirá que ele expresse seus sentimentos e ideias.


Para dar ao seu filho a prática regular da escrita de que ele precisa, eis aqui algumas sugestões:

  1. Peça ajuda quando você escrever uma carta ou fizer uma lista de compras ou for decidir o cardápio do almoço, dite as palavras para seu filho ir escrevendo.

  2. Dê um caderno ao seu filho e incentive-o a escrever as coisas do dia a dia, um diário. Você pode sugerir que ele escreva sobre coisas que acontecem com ele e como ele se sente a respeito delas.

  3. Faça listas: peça ao seu filho para fazer listas de coisas que ele quer fazer ou coisas de que precisa se lembrar.

  4. Incentive seu filho a escrever registros e quando você levar seu filho para passear, peça para ele trazer um caderno. Nele, ele deve descrever o que vê e experimenta: vistas da janela do carro ou imagens e sons ao caminhar na natureza são ótimos lugares para começar.

  5. Escrever as letras de suas canções favoritas e copiar citações ou poemas favoritos são outras maneiras de se incentivar a escrita.


A prática da escrita certamente ajudará na leitura, assim como a leitura também ajudará na escrita! Então a sugestão é incentivar o seu filho ao máximo, sem forçar a barra!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo