Criando um ambiente favorável para leitura

Uma casa cheia de material

de leitura é uma boa maneira de ajudar as crianças a se tornarem leitores entusiasmados. Que tipo de livro você deve ter? Primeiro pergunte a seus filhos sobre seus interesses. Se eles forem muito jovens para lhe dizer, peça sugestões sobre livros apropriados para a idade de seus filhos em alguma livraria ou biblioteca.

Algumas dicas:

Mantenha uma variedade de materiais de leitura

Colete livros de diferentes texturas para bebês. Crianças em idade pré-escolar gostam de livros de alfabeto, livros de rimas e livros ilustrados. Crianças em idade escolar gostam de ficção, não ficção e poesia, além de dicionários e outros livros de referência.

As crianças podem entender histórias que talvez não sejam capazes de ler por conta própria. Se um livro mais desafiador interessa a seu filho, leiam juntos. As crianças mais novas podem olhar as ilustrações dos livros e fazer perguntas à medida que o seguem.

Além dos livros, seus filhos também podem gostar de: revistas infantis, cartões postais, e-mails e mensagens de texto de parentes, álbuns de fotos ou scrapbooks, jornais, revista em quadrinhos, joguinhos da Internet, letras do alfabeto magnetizadas, e-books

Mantenha os materiais de leitura acessíveis

Mantenha alguns livros com outros brinquedos para facilitar a exploração. Livros perto do trocador e da cadeira alta podem ser distrações úteis para as crianças mais novas. Livros de plástico podem até ir para a banheira. Mantenha os livros ao lado de cadeiras e sofás confortáveis, onde você se aninha para ler depois das mamadas e antes de cochilar.

Crie um local de leitura especial

Conforme seus filhos crescem mantenha livros e revistas nas prateleiras que eles possam alcançar em locais pela casa. Torne essas prateleiras convidativas e mantenha-as organizadas.

Coloque alguns dos livros com as capas voltadas para fora para que sejam fáceis de localizar.

Coloque uma cesta cheia de livros e revistas ao lado de seus lugares favoritos para sentar.

Crie um canto de leitura aconchegante e incentive seus filhos a usá-lo, marcando o "horário do canto de leitura" todos os dias.

Incentive a criatividade

Crie um centro de escrita e arte e incentive seus filhos a fazer livros, pôsteres ou colagens que eles decoram com suas próprias imagens e textos. As crianças adoram ler coisas que elas mesmas escreveram ou compartilhar suas criações com a família e amigos. Quem sabe seus filhos podem até encenar sua própria história.

Ambiente de leitura

Também tem outras maneiras de incentivar seus filhos a ler, mas você precisará limitar o tempo de tela de seus filhos (incluindo TV, computador, smartphones, tablets e videogames) para garantir que eles tenham esse tempo para ler.

Mesmo com uso demasiado da tecnologia hoje em dia, você pode decidir a usar recursos virtuais ou impressos na hora de contar uma história .

Ler e-books não significa abrir mão do tempo. Certifique-se de se aconchegar lendo uma história sempre, em qualquer formato.

Leia junto. Leia um livro em voz alta ou peça a seu filho que leia para você uma revista ou livro favorito. Crie o hábito de sentar-se juntos enquanto cada um lê seus próprios livros, compartilhando momentos de silêncio juntos.

Dessa forma você estará criando um ambiente bom para seu filho curtir a leitura!


Site consultado nesse artigo: https://kidshealth.org/

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo