Como incentivar a criança a ler e interpretar textos?

Quem aqui já passou pela dificuldade do filho não querer ler de jeito nenhum?

Eu já passei e ainda enfrento certa dificuldade com um dos meus filhos, por isso vamos com cuidado, a leitura é importante e precisa ser entendida por eles também como tal.




A leitura é, sem dúvida, uma das atividades mais ricas que o ser humano pode realizar. Além de abrir as portas para um mundo sem limites, o ato de ler também contribui imensamente para o conhecimento, a bagagem cultural, etc. Que tal então incentivar a criança desde já? Quando uma pessoa é apresentada a esse universo precocemente, é muito provável que ela torne tal hábito indispensável em sua vida.


Qual é sua estratégia?

No entanto, a missão de induzir os pequenos a tal prática requer algumas estratégias que farão toda a diferença. Nada deve ser imposto, e sim conduzido com tranquilidade e muito cuidado para que seu filho enxergue esse hábito de forma prazerosa.

Outro detalhe importante é trabalhar o poder de interpretação que a criança tem. Nem todas crianças conseguem compreender de primeira o que leem, então é necessário ajuda-lo na interpretação, seja fazendo perguntas ou ler juntos e fazer reflexões sobre o que acabou de ler.


O que fazer para incentivar?

Primeiro precisamos ver o que a criança gosta de ler e estabelecer uma rotina, nem que bem de leve para a leitura.

Aos poucos o hábito da leitura vai se incorporando e fica natural.

Nem todos gostam de ler e deve-se respeitar o limite de cada criança.

Afinal, não é todo dia que queremos ler um livro ou revista, as vezes queremos apenas não ler e está tudo bem.


Dicas importantes

> Crie um horário para conversarem sobre o que foi lido. Contudo, não force nada. É preciso que seja espontâneo (por isso a escolha do livro ou texto deve ser feita com cautela). A proposta é fazer com que a criança se exponha e se expresse tranquilamente, assim o exercício mental será proveitoso.


> Tente perguntar o nome dos personagens, onde se passa a história, o que acontece, o que achou mais legal, etc. Dessa forma, o pequeno trabalhará sua mente sem que perceba, induzindo-o ao conhecimento e à criatividade.


> Crie juntos uma história baseada no que foi lido. Pode ser que essa ideia ajude a gostar desse hábito. Mas para que tal medida dê certo, será preciso que vocês também entrem na brincadeira.


Quando as crianças encontram apoio, as possibilidades da leitura ficar mais divertido é enorme.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo