ALUNOS E PROFESSORES: AMIGOS NAS REDES SOCIAIS?

As redes sociais estão deixando todos em modo de alerta.

São posts e mais posts dos mais diversos tipos e assuntos.

A pergunta que surge é: redes sociais devem ou não ser usadas para fins educativos?

Será que professores podem manter conversas on line com seus alunos?


Embora não exista nenhuma lei que proíba, na maioria das escolas há um bom senso dos professores se manterem afastados da vida pessoal de seus alunos.

Mas será possível ignorar que essa comunicação exista e separá-la do ambiente escolar?

Vivemos em uma sociedade em que estar conectado é parte da vida das pessoas. A aproximação entre alunos e professores nesse contexto é possível e válida, mas é preciso pensar que tipo de relação estabelecer, pois geralmente a relação professor-aluno é mais profissional.

As redes sociais podem ate ser usadas como ferramentas pedagógicas, onde os professores devem orientar o uso consciente e encontrar maneiras de agregar valor educacional as redes.

Para isso o professor precisa saber claramente a maneira de atuar nas redes sociais, conhecer a dinâmica dos relacionamentos e como é feita a circulação da informação.

As escolas também devem conhecer melhor as ferramentas do facebook e instagram por exemplo, além de conversar com os pais dos alunos e fazer treinamento com os professores.

Uma sugestão seria o professor fazer dois perfis , um pessoal e outro para interagir com os alunos, dessa forma haveria uma separação e evitaria exposição da vida pessoal do educador.


Seu filho se relaciona com os professores fora da escola usando as redes sociais?

Qual sua opinião?

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo