Alguns desafios da Leitura

O mundo moderno e as novas tecnologias fizeram surgir um novo estilo de leitor. As pessoas não querem apenas ficar várias horas com um livro na mão. Querem que os textos estejam na internet, nos smartphones, nos iBooks e que o enredo não termine com o fechar da última página. E além disso, desejam que o livro se misture com o cinema, com os jogos, com as plataformas digitais.



Falta de estímulo

Sabemos que ler é importante para o desenvolvimento individual e profissional, abrangendo diversos aspectos essenciais de conhecimento e aprendizado.

Muitas vezes, as pessoas acabam perdendo o interesse de ler pelo simples fato da falta de estímulo em casa e nas instituições de ensino, uma vez que os livros e materiais oferecidos tem vocabulários de difícil compreensão e desencorajam a prática prazerosa da leitura.

Livro custa caro

Alguns alegam que os livros são caros e que por isso não veem vantagem em comprá-los. Hoje em dia temos algumas ferramentas tecnológicas que podem ajudar nisso, como por exemplo o PDF (Formato Portátil de Documento), que traz a chance de ter diversas leituras de forma gratuita. Então não tem mais desculpa para não ler!

Outras opções

O hábito da leitura, além de não receber a atenção que merece concorre com outros meios de entretenimento: televisão, internet, celular.

O hábito da leitura também é afetado pela quantidade e qualidade dos livros disponíveis, seja nas escolas, bibliotecas ou em casa. Quanto mais livros oferecidos maior a chance de aumentar os leitores.

Inclusão Cultural

Muitas crianças nunca tiveram contato com livros. A primeira coisa que conhecem hoje é o tablet ou celular, e geralmente através deles que tem as informações do mundo.

Então o desafio da leitura é antes de mais nada ter e dar acesso aos livros. Para todos.

Através de aparelhos e plataformas digitais há uma proximidade do leitor com o autor, porém ainda existem dificuldades. É uma necessidade da sociedade investir e formar leitores melhores e mais conscientes.

A leitura pode mudar a vida das pessoas, mas é preciso dar o primeiro passo.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo