Ajudando seu filho a gostar de ler

Para muitas crianças, a leitura não é fácil. Algumas crianças têm dificuldade em fazer a conexão entre as letras e seus sons. Outras crianças ainda não encontraram uma história que lhes interesse e mostre como a leitura pode ser divertida.

Para todas as crianças, entretanto, saber letras, sons e palavras são habilidades importantes para o aprendizado ao longo da vida.


Como ajudar seu filho

Comece com as escolhas de seu filho. As crianças são mais propensas a ler algo que lhes interessa. Por exemplo, histórias em quadrinhos ou livros de piadas podem ser uma escolha divertida para seu filho. Uma história em quadrinhos pode ajudar as crianças a entender que os eventos acontecem em ordem porque as histórias têm um começo, um meio e um fim. Eles também ajudam a construir o vocabulário e mostram que os livros podem ser divertidos de ler. Quando seu filho estiver confortável com a leitura, você pode incentivar outras opções com uma variedade de conteúdos desafiadores.

Ler e reler

Muitas crianças procuram os mesmos livros continuamente. Isso é muito bom! A repetição ajuda as crianças a aprender o texto e, com o tempo ter confiança na leitura. Cada nova leitura do livro também pode ajudá-los a perceber algo novo e a compreender um pouco melhor a história. E essa experiência positiva pode inspirar as crianças a experimentar novos livros.

Leia com seu filho em voz alta.

Ler em voz alta para seus filhos os ajuda a construir seu vocabulário e apresenta novos fatos e ideias. Você também mostra que gosta de ler para se divertir e os ajuda a conectar sons com letras na página. Ler em voz alta proporciona um tempo juntos do qual todos vocês aproveitarão.

Criar oportunidades

Crie oportunidades de ler e escrever além das páginas. Dê às crianças muitas oportunidades de ler todos os dias. Faça anotações e deixe-as no travesseiro do seu filho, em uma lancheira ou no bolso. Peça a amigos e parentes para enviar cartões postais, cartas, e-mails ou mensagens de texto. Deixe letras e palavras magnéticas na geladeira e você descobrirá que seu filho também cria palavras, frases e histórias.

Eletrônicos

Às vezes, os livros eletrônicos (e-books) podem ajudar a incentivar a leitura. Quando seu filho se interessar por um livro, independentemente do formato, ajude a fazer conexões entre a história e a vida de seu filho. Inicie conversas que desenvolvam o amor pela leitura e pela aprendizagem.

Se você estiver preocupado com o interesse do seu filho pela leitura procure ajuda, consulte o médico ou o professor e discutam o assunto!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo